Iniciando o dia, apresentamos aos nossos leitores um pouco sobre os nutrientes da dieta! O que são nutrientes? Quais suas importâncias? Quais suas fontes? Continue lendo para tirar algumas dúvidas que são mais comuns do que você imagina!
Os nutrientes são algumas substancias que os seres vivos utilizam como base para fonte de energia. Nós, organismos heterotroficos, obtemos os nutrientes através da nossa dieta alimentar, devendo está ser variada, permitindo que o corpo humano seja suprido da sua demanda diária nutricional.
A divisão dos nutrientes é estabelecida da seguinte maneira: macronutrientes (proteínas, carboidratos, lipídeos e fibras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Abaixo, abordaremos a importância de cada nutriente na dieta.
Proteínas: formadas por aminoácidos, as proteínas são importantes nutrientes principalmente de origem animal. São importanes agentes estruturais, genéticos, catalisadores, armazenadores e imunes do organismo. Suas fontes são ovos, carnes vermelhas magras, aves, peixes, frutos do mar, leite, oleaginosas...
Carboidratos: ou, mais comumente conhecidos, açúcares. Possuem função estrutural e energética (principalmente). Podem ser encontrados em massas, batata e sementes.
Lipídeos: a principal característica dos lipídeos é a sua insolubilidade em compostos polares. São responsáveis pela reserva energética, isolamento térmico e estruturação da membrana plasmática celular. São encontrados em óleos e gorduras.
Fibras: possuem função na motilidade intestinal, redução da fome e diminuição da absorção de carboidratos e lipídeos, sendo ótimas aliadas de uma alimentação saudável. São encontradas em cereais, frutas, vegetais e legumes.
Vitaminas: as vitaminas são utilizadas como “aditivos” do metabolismo celular, portanto, não são fonte de energias. São encontradas apenas em alimentos (não são sintetizadas pelo corpo humano), como frutas, carnes, leite e legumes.
Minerais: entre eles, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e zinco. São substâncias inorgânicas encontradas em ossos, dentes, músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. Contribuem no equilíbrio do pH, equilíbrio osmótico, ritmo cardíaco, estímulos nervosos e entre outros. São encontrados em leite, nozes, carnes, sal de cozinha, frutas e ovos.
Outro relevante ponto a ser discutido é a quantidade da dose de nutrientes ingerida. Não só sua falta, como também seu excesso, trazem consequencias drásticas ao homem, impactando até mesmo em sua rotina.
Por hoje é isso! Esperamos que tenham aprendido um pouco mais sobre a importância do balanceamento dos nutrientes na sua dieta. Qualquer dúvida ou tema a ser debatido, nossos comentários abaixo estão abertos! Continuem acompanhando o nosso blog e até o próximo post!
Postagem feita por Mariana Dultra.
Amei o post! Aprendi muito!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirMuito bom! Texto informativo, com uma linguagem bastante clara e didática. Vou indicar esse blog aos alunos lá da escola que trabalho.
ResponderExcluir