VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ORTOREXIA ?!
Quando se fala em transtornos alimentares, a primeira imagem que nos vêm à mente é a de pessoas esqueléticas, que se privam de comer ( como nos casos de bulimia e anorexia, já comentados aqui no blog) ou, ao contrário, aqueles que comem bastante e tornam-se obesos. Estas são as imagens mais típicas dos habituais tipos de transtornos alimentares, mas os especialistas descobriram recentemente que as pessoas estão a sofrer de outro tipo de transtorno alimentar e atribuíram-lhe um novo termo: ortorexia. Você conhece a ortorexia ?
O ortoréxico é aquele indivíduo que tem obsessão por uma dieta saudável. Aliás, mais que isso. Qualquer item considerado “impuro”, como aqueles que contêm corantes, conservantes, gorduras trans, excesso de sal ou açúcar, e outros componentes é excluído da alimentação desse. Na maioria das vezes até a forma de preparo e os utensílios usados fazem parte das preocupações de quem tem ortorexia.
A restrição de determinados grupos de nutrientes na refeição corre sérios riscos de apresentar deficiência de algum nutriente essencial para a dieta. Isto pode desencadear anemia e avitaminose,por exemplo, comprometendo o bom funcionamento do seu organismo. Vale ressaltar que, de fato, o uso exagerado do sal ou açúcar faz mal à saúde. O problema é que os portadores de ortorexia usam esses conhecimentos de forma exagerada, fazendo com que a dieta tome conta de suas vidas. Quando estão fora de casa, por exemplo, muitos indivíduos preferem ficar em jejum a ingerir algum alimento considerado impuro.
Um dos sinais causados pela ortorexia é o isolamento social. Como é muito difícil encontrar quem compartilhe dos mesmos hábitos, o portador do distúrbio prefere faltar a compromissos que envolvam comida – como um almoço em família – a ter que justificar suas escolhas ou ser tachado de neurótico.
Nos dias atuais, em meio à febre da busca pelo corpo perfeito, esta postura de “tornar-se (extremamente) saudável” tem sido adotada por muitos jovens. Alguns deles chegam a passar um tempo alimentando-se apenas por alimentos ricos em proteínas, reduzindo ao máximo, ou até excluindo, qualquer item que contenha carboidrato da sua dieta. A maioria deles não sai de casa sem levar a boa é famosa “marmitinha”, para não cair na tentação de comer itens que estão fora da sua dieta. Assim, faz-se necessário ter atenção aos sinais ao transtorno da ortorexia para não deixar que a sua busca excessiva pela saúde torne-se algo patológico.
Como a ortorexia não é um transtorno alimentar reconhecido, não há um tratamento específico para o quadro. Geralmente, indica-se a combinação de terapia nutricional e psicoterapia para ajudar o paciente a mudar/entender melhor os conceitos reais sobre dieta saudável. Assim, espera-se alterar os padrões alimentares sem prejudicar a autoestima do paciente.
Agora você já sabe um pouco sobre a Ortorexia ! Fique de olho neste transtorno e ajude outras pessoas a conhecê-lo também !!!
Até a próxima,
Abraços.
Post feito por Raina Cerqueira.
Matéria completa.
ResponderExcluir