Hábitos alimentares são considerados doentios (transtornos) quando passam a interferir na saúde física e mental, deteriorando até as relações pessoais e profissionais da pessoa. Geralmente apresentam seus primeiros sinais na infância e adolescência e acometem sobretudo as mulheres.
Descritos desde o antigo Egito, os transtornos alimentares têm se tornado tão comuns que hoje são tratados por alguns estudiosos como uma epidemia. A anorexia nervosa foi a primeira a ser descrita já no século XIX e, igualmente, a pioneira a ser adequadamente classificada e a ter critérios operacionais reconhecidos já na década de 1970. A bulimia nervosa só foi ser descrita em 1979 e outros transtornos com diferentes características foram relatados posteriormente.
As causas desses distúrbios são diversas: vão da predisposição genética ao desejo de cumprir um padrão de beleza. E os tratamentos passam pelas áreas clínica, farmacológica e, especialmente, pscicológica.
É sobre esses e outros tópicos que nós, estudantes da faculdade de medicina da UNIME, Bahia, dentro da matéria de psicologia médica, abordaremos nesse blog, que tem o intuito de esclarecer algumas questões e promover o conhecimento sobre o tema "transtornos alimentares".
Dúvidas e/ou comentários devem ser postados abaixo e serão respondidos atentamente pelas autoras da página: Camile Santa Rosa, Clara Calabrich, Dandara Marques, Larissa Bispo, Mariana Dultra e Raina Cerqueira.
Excelente! Estaremos acompanhando as publicações desse assunto tão importante!!
ResponderExcluirAlimentação saudável é muito importante para mim e para minha família! Importante saber sobre os distúrbios! Excelente!
ResponderExcluirMuito legal! É verdade e é sempre bom lembrar que nós somos o que comemos.
ResponderExcluirExcelente! Muito esclarecedor.
ResponderExcluir