Nesta semana iremos abordar no blog sobre os principais transtornos alimentares. Quando se fala em transtornos alimentares um dos primeiros nomes que se vem à cabeça é a anorexia. Então, nada melhor do que iniciar as nossas postagens mostrando aos nossos leitores o que é, de fato, a anorexia. Abordaremos as causas deste transtorno, os sinais que ele apresenta, e como tratar.
O QUE É ANOREXIA ?
Bom, a anorexia nervosa ou simplesmente anorexia, é um transtorno alimentar que faz com que o indivíduo limite ao máximo a sua ingestão devido ao medo que este possui em engordar, ganhar massa corporal . Na maioria das vezes, os anoréxicos também fazem exercício físico em excesso, numa tentativa de queimar as calorias que ingeriram, para não ganharem peso extra. Mesmo quando se desgastam fisicamente, e os outros os acham muito magros, os anoréxicos ainda acham que os seus corpos são inadequados e continuam a comer pouco. Porém, Infelizmente, sem nutrientes suficientes para os alimentar, os órgãos internos de um anoréxico podem falhar, podendo até resultar em morte.
Raramente um anoréxico reconhece o seu transtorno alimentar e procura ajuda, portanto cabe muitas vezes àqueles mais próximos- família e amigos- procurar ajuda de profissionais para ter certeza do diagnóstico e saber como ajudá-lo. Os sinais mais típicos que indicam anorexia incluem: Contagem obsessiva de calorias; Pular refeições;Brincar com a comida no prato em vez de comer; Esconder comida (num guardanapo, debaixo de uma travessa, etc.) para evitar comê-la; Mentir quanto a já ter comido, numa tentativa de evitar uma refeição; Ingerir apenas um determinado tipo de comida;Fazer exercício em excesso, particularmente depois de uma refeição, ou “para abrir o apetite”; Perda dramática de peso;Excessivo interesse em questões relacionadas com peso, imagem corporal e jejum; Vestir (para esconder o corpo) roupa larga ou disforme; Baixos níveis de energia; Doenças frequentes; Sono excessivo; Reduzido ou inexistente apetite sexual etc.
Então, é bom conversar com um profissional qualificado se você ou uma pessoa próxima a você estiver muito preocupada com o peso, exercitando-se em excesso limitando a ingestão de alimentos e/ou muito abaixo do peso ideal.
É bom lembrar que obter ajuda médica o quanto antes pode reduzir a gravidade de anorexia e de outros distúrbios alimentares.
Caso alguém próximo a você esteja com sintomas de anorexia,converse com essa pessoa. Muitas vezes o paciente não tem consciência de que está passando por dificuldades e precisará de muito apoio para superar. No entanto, é importante não forçar uma decisão ou atitude sem que a pessoa se sinta confortável.
O maior desafio no tratamento da anorexia é fazer com que o indivíduo reconheça que está doente. A maioria das pessoas com anorexia nega que tem um distúrbio alimentar. Em geral, as pessoas somente começam um tratamento quando a doença já atingiu seu estado grave.
Geralmente, uma pessoa com anorexia precisa de vários tipos de tratamento. Os objetivos do tratamento para a anorexia são recuperar o peso corporal e os hábitos alimentares normais.
Em geral, o tratamento para a anorexia é bastante difícil e exige trabalho árduo dos pacientes e suas famílias. Muitas terapias podem ser tentadas até o paciente superar o distúrbio. É preciso muita paciência e persistência, pois os pacientes podem desistir dos programas se tiverem esperanças não realistas de serem "curados" somente com terapia.
Post feito por Raína Cerqueira.
mt bom!!!
ResponderExcluirÓtimas informações... Muito boa a ideia do blog, estão de parabéns. 👏🏼
ResponderExcluirExcelente blog. Tenho um cado de anorexia na familia, e me ajudou a entender bastante. Continuem postando!!
ResponderExcluirExcelente trabalho!!! Gostei da abordagem. Parabéns, Rai e Grupo pela iniciativa tão interessante!!
ResponderExcluirAbraços carinhosos...
Muito bom esclarecer sobre a anorexia , visto que muitas famílias tem casos assim e não sabem a gravidade de um transtorno alimentar.
ResponderExcluirMuito bom esclarecer sobre a anorexia , visto que muitas famílias tem casos assim e não sabem a gravidade de um transtorno alimentar.
ResponderExcluirTexto bem interessante e elucidativo!!!! Parabéns equipe!!!
ResponderExcluirÓtimo texto, com uma abordagem simples e objetiva.
ResponderExcluirAdorei!! Muito elucidativo. Ajudou a esclarecer muitas dúvidas..
ResponderExcluir